FAÇA A SUA MARCAÇÃO - Segunda a sexta-feira das 8h30 às 20h  | Sábados das 9h às 13h

243 328 890  |  geral@gfscoracao.pt

Main Menu

Ecocardiograma modo M e 2D

O que é um ecocardiograma e como é realizado?

dra-conceicao-trigoUm ecocardiograma é uma ecografia ao coração em que se obtêm imagens em movimento do coração e das artérias e veias. O ecocardiograma utiliza-se para estudar alterações da estrutura e da função cardíaca. Existem vários tipos de ecocardiogramas sendo o mais comum o ecocardiograma transtorácico (ETT) em repouso, com ou sem estudo de doppler.

O ETT em repouso é o tipo de ecocardiograma mais comum, é um exame indolor e não invasivo. Permite ver a morfologia e função das cavidades (aurículas e ventrículos), válvulas e paredes cardíacas.

ecocardiogramaO ecocardiograma é realizado com o paciente deitado sobre o lado esquerdo, despido da cintura para cima. É aplicado um gel transparente no peito, no local onde depois é colocada a sonda. Durante a realização do exame, a sonda é movimentada sobre o tórax, podendo ser necessário realizar alguma força. Pode também ser pedido ao paciente que mude de posição ou que realize movimentos respiratórios específicos.

Além do ecocardiograma modo m e 2D, pode ser feito também o estudo Doppler que avalia, além da morfologia e função cardíacas, o movimento do sangue e dos tecidos cardíacos.

Que limitações tem?

A qualidade do exame depende da experiência do médico/técnico que o realiza. Além disso, em algumas pessoas, pode ser difícil obter imagens com boa qualidade. 

É necessário alguma preparação?

ecocardiogramaA realização de um ecocardiograma em repouso não requer qualquer preparação. É um exame sem riscos nem complicações.

No dia do exame, se tiver, deverá trazer exames realizados recentemente.

Rua Álvaro Cunhal, nº13

2º andar. (Exames)
5º Dto. (Consultas)

2005-141 Santarém

243 328 890

918 757 976
243 325 810

geral@gfscoracao.pt

Segunda a sexta-feira das 8h30 às 20h em horário contínuo | Sábados das 9h às 13h